O que é o e-mail marketing ?

O que é o e-mail marketing? 
Se você trabalha num ambiente onde comunicar com o cliente é importante, a ferramenta de e-mail marketing é fundamental. Com o e-mail marketing a comunicação com o cliente passa a ser mais ágil, e você tem uma resposta imediata. As melhores plataformas do mercado conseguem medir o retorno do seu e-mail marketing, com estatísticas de quantas pessoas receberam, quantas clicaram em um link, quantas visitaram o site, quantas compraram e por aí vai. 

O uso consciente  
 O e-mail marketing pode ser muito bom para sua empresa, é a garantia de bons resultados, além de ser econômico. Mas, cuidado! Os excessos nunca são bem vistos. Se as mensagens não forem bem vistas pelos clientes, ou não se adequarem aos pensamentos destes, o e-mail marketing pode acabar se tornando uma tragédia para sua empresa. 
Alguns erros são claros. Erros de português, repetição de conteúdo, descuido com imagens, títulos complexos e excesso de links podem atrapalhar sua estratégia ou ser comparada a um spam. 
O e-mail marketing não são feitos para gerar o lucro da empresa, mas são uma forma de chamar a atenção do possível cliente. Muitos são usados de forma promocional, sem exageros. 

E-mail marketing X SPAM 
O SPAM é o mau uso do e-mail marketing. Elas são mensagens recebidas que não são autorizadas pelo cliente ou destinatário. 
Muitas vezes, para buscar os clientes rapidamente, existe um envio precipitado e aleatório de mensagens pelas empresas, o que acaba deixando de lado o foco que é comunicar com o cliente. 

Estratégias de campanha 
Começa pela infraestrutura que você deverá montar, escolhendo os melhores formulários e seus campos de cadastro ou pesquisa, a escolha dos prêmios/promoções para seus visitantes deixarem o endereço de e-mail. 
É importante que você entenda que a dica é construir a sua própria lista de e-mails. É preciso criar conteúdo de qualidade. Procure fornecer conteúdo ou ofertar promoções, dicas, novidades que de alguma forma possa gerar valor para o destinatário. 

Algumas regras nunca podem passar despercebidas. São elas: 

  • Seu cliente deve ser tratado como único, como se sua empresa falasse diretamente com ele; 
  • Publique de forma constante, definindo uma periodicidade para o envio de seus e-mails; 
  • Fale de forma informal, converse com o cliente com palavras mais próximas do cotidiano dele. Porém sem exageros, tomando cuidado com palavrões ou excessos. 
  • As métricas vão lhe ajudar a conhecer o perfil do seu cliente e quem abre e não abre seus e-mails. Se o cliente não interage de maneira nenhuma, não é interessante ficar com ele; 
  • Tenha objetivo e não enrole. Definir um objetivo claro de comunicação ajuda o cliente a entender a sua empresa ou o seu negócio; 
  • Crie designs atrativos. A maioria das ferramentas de e-mail marketing possui design leve, interessante e padronizados. 

Ferramentas de E-mail Marketing 
Se tem várias ferramentas na internet, sendo elas gratuitas ou pagas. São vários os fatores que pedem influenciar para você decidir qual é a melhor ferramenta. As mais utilizadas, são elas: 
E-goi; 
Get Response; 
Mail Chimp; 
Aweber. 


Autora: Viviane Gomes 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

História do Disquete - As três perguntas mais ditas.