SEO - Aula 8
O que é SEO?
SEO ou Search Engine Optimization, são meios ou estratégias que podem ser utilizadas por criadores de conteúdo na web para otimizar seus sites nos mecanismos de busca.
Como funciona o mecanismo de busca?
Os maiores mecanismos de busca utilizados hoje em dia como Google, Bing, Yahoo entre outros, utilizam de poderosos algorítimos,repleto de fatores que otimizam estas buscas. Eles calculam por meio destes fatores quais sites seriam mais adequados para serem exibidas quando uma busca é solicitada.
Dentre alguns dos fatores, temos a utilização de sinônimos, relevância e localidade. Quanto mais sinônimos possíveis para a palavra, mais resultados similares são exibidos na tela. Claro existe um peso naqueles resultados.Os mais acessados e mais relevantes são apresentados com maior visibilidade. E quanto mais próximas de você o site estiver, mais ganam relevância e são exibidos na frente de outras páginas que não estão perto de você.
Outro fator está relacionado, claro, com a exibição de anúncios relacionados ao que você acabou de pesquisar. Como estes sites de buscas vendem anúncios, o interessante é que eles apareçam acima do primeiro resultado da sua busca.
Melhores técnicas de SEO
Existem bilhões de sites na web, dos mais diferenciados assuntos, para que o seu site seja o mais acessado em meio a um mar de informações, existem algumas técnicas de SEO que podemos usar para nos diferenciar e nos destacar entre tantos outros sites com o mesmo conteúdo.
Título
O título é um dos principais fatores que influenciam no rank dos mecanismos. Nele, você deverá apresentar as palavras-chaves, de forma simples, objetiva e bem chamativa, para atrair atenção e ser clicado.
Palavras-Chave
As palavras-chave são determinantes na construção do seu site. Quando você seleciona um conjunto de palavras-chave eficientes para o seu site ou blog o resultado de busca é mais rápido. Existem ferramentas na internet, como a Google Trends, por exemplo, que ajudam você a encontrar palavras-chaves interessantes sobre o seu conteúdo.
Autor
O autor do conteúdo também gera relevância e credibilidade, principalmente se ele for bem conhecido na rede. Autores que escrevem bastante ou que são bem conhecidos geram maior fluxo de informações.
Conteúdo
Para qualquer pesquisa ser bem vista é preciso ter conteúdo atrativo. Deve conter palavras-chaves para chamar a atenção do leitor e o mesmo continuar em seu site. Quanto mais qualidade tiver seu conteúdo, melhor posicionado será
Formatação de Conteúdo
Os motores de busca dão uma especial atenção às palavras em negrito, itálico e sublinhado. Atenção para estes detalhes.
Imagens
Alguns algoritmos são bons quando as imagens são otimizadas. Uma imagem bem rankeada deverá ter um título e um texto alternativo bem interessante, principalmente os adicionados ao atributo "alt".
Divulgação e Interação nas mídias sociais
Quando você também faz marcações nas mídias sociais , principalmente comentários de matérias, o ranking do seu site ou blog aumenta. Os botões de "curtir" do Facebook, "tweets" do Twitter e , principalmente, " +1" do Google Plus ajudam muito.
Não copiar textos
O conteúdo que você coloca dentro do seu site ou blog deverá ser original e único, pois se você copiar e colar de outro site, os motores de buscas contam como conteúdo duplicado e acabam atrapalhando o trabalho de pesquisa.
Link Building
O uso de links com texto âncora é muito usado com técnicas de SEO. Procure sempre uma palavra-chave de acordo com o conteúdo relacionado, e insira links nela. Deixe de lado o famoso "clique aqui" e use as palavras corretas sobre o assunto. Para saber mais, bem, já sabe né?
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