Jornal Online
História da Motorola
A empresa foi fundada pelos irmãos Paul e Joseph Galvin, com a razão social de Galvin Manufacturing Corporation na cidade de Chicago em 25 de setembro de 1928, tendo apenas 5 empregados. Tudo começou com um produto chamado eliminador de pilhas. O dispositivo permitia que os rádios a pilha funcionassem conectados à corrente elétrica residencial padrão.
O primeiro sucesso comercial da empresa aconteceu somente em 1930 com o lançamento de um rádio para automóvel, prático e de preço acessível. Paul criou o nome da marca do rádio automotivo MOTOROLA, unindo as palavras “motor” (em alusão á movimento) e “ola” (como referência ao som, como em vitrola, por exemplo). Dessa forma, a marca MOTOROLA remetia à ideia de som em movimento. Nome perfeito para o novo produto. E também para o que ainda estaria por vir. Ainda nos anos 30 outros produtos foram colocados no mercado, sempre com inovações importantes.
Evolução
Motorola: evolução depois de quatro anos
Evolução
Dynatac 8000x (1983)
O primeiro a ser comercializado
D160 (1997)
Motorola: evolução depois de quatro anos
T720 (2002)
cinco anos depois
Droid X (2010)
Oito anos depois
Droid Turbo (2014)
E fim mais quatro anos, o mais "moderno" que ha em hoje em dia.
Criado por: Kaylla Gomes
06/02/18
A História do Disquetes
Criação
***
Seu lançamento nos mercados foi em 1971 e logo se tornou uma solução incrível para fazer backups de arquivos e softwares que antes ficavam armazenados somente nos discos rígidos. Os modelos iniciais eram feitos de óxido de ferro magnético, plástico e tinha 8 polegadas.
***
Como ele apareceu ?
Sendo uma grande invenção, o disquete perdeu espaço para outras invenções de armazenamento. O CD-ROM foi o primeiro grande substituto do disquete, pois ele armazenava arquivos muito maiores, uma vez que os programas e documentos ficavam cada dia mais pesados. Esse dispositivo logo perdia espaço para outras invenções como o pendrive, cartões de memória e o armazenamento em nuvem.
Como eles são ?
Os disquetes possuem a formatação do Disco Rígido, pois sua estrutura é de um único disco magnético. São divididos em linhas e pistas repartidas, com intervalos numerados. Cada intervalo é denominado de Cilindro, o qual é dividido em partes iguais, chamadas de Setor, cuja capacidade é de 512 Bytes e é a menor parte do disco que pode ser lida e reconhecida. Já o disco magnético por sua vez, pode ser dividido em duas faces e para verificar qual a capacidade, é preciso aplicar a fórmula Quantidade de Setores X Número de Pistas X Número de Faces.
Criado: Kaylla Gomes
06/02/2018
IBM PC
A IBM de 1980 era uma gigantesca empresa, especializada em mainframes e terminais burros. Entretanto, percebendo a crescente demanda por computadores pessoais, decidiram criar um pequeno grupo (que originalmente possuía apenas 12 desenvolvedores) para desenvolver um computador pessoal de baixo custo.
O PC era considerado um projeto menor dentro da IBM, apenas uma experiência para testar a demanda do mercado. O projeto chegou a ser marginalizado dentro da empresa, pois muitos executivos acreditavam que o IBM PC poderia concorrer com outros produtos do portfólio da IBM.
Depois de quase um ano de desenvolvimento, o primeiro PC foi lançado em 12 de agosto de 1981. Para cortar custos e acelerar o desenvolvimento, a equipe decidiu que usaria apenas componentes-padrão, que pudessem ser encontrados facilmente no mercado. O processador escolhido foi o Intel 8088, uma versão econômica do processador 8086, que havia sido lançado pela Intel em 1978. Quando a IBM estava desenvolvendo seu computador pessoal, chegou a ser cogitado o uso do 8086, mas acabou sendo escolhido o 8088 devido ao seu baixo custo.
Tanto o 8086 quanto o 8088 são processadores de 16 bits, considerados bastante avançados para a época. Um processador de 16 bits é capaz de endereçar mais memória (até 64 KB de memória de cada vez) e processar instruções muito mais complexas que os processadores de 8 bits usados até então.
O sistema operacional usado no PC original era o MS-DOS 1.0 (na época ainda chamado de PC-DOS), que foi desenvolvido às pressas pela Microsoft com base num sistema operacional mais simples, chamado QDOS, comprado da Seattle Computers, uma pequena empresa desenvolvedora de sistemas. Na verdade, a Microsoft foi a segunda opção da IBM, depois de ter sua proposta de licença recusada pela Digital Research, que desenvolvia versões do seu CP/M para várias arquiteturas diferentes.
A grande diferença entre os dois é que o 8086 é um processador de 16 bits "puro", enquanto o 8088 se comunica com os demais periféricos usando um barramento de 8 bits. Isso naturalmente prejudicava o desempenho, mas trouxe uma vantagem importante: a possibilidade de usar os componentes de 8 bits usados em outros computadores da época, que eram muito mais populares e baratos.
Créditos:http://www.hardware.com.br/termos/ibm-pc
Zip Drive

O Zip Drive é nada mais que um sistema de armazenamento de computador, tendo como sua função ajudar a melhorar a capacidade de armazenamento para os usuários de computador que queria armazenar arquivos a partir de um único computador ou rede. A Iomega foi a empresa que apresentou o Zip Drive para o mundo em 1994. Nessa época a tecnologia do Zip Drive foi considerado revolucionário porque aumentou a capacidade móvel de armazenamento de dados disponíveis no momento para 100MB. Depois o Zip Drive foi tendo suas atualizações (250MB) e adquiriu o USB na sua tecnologia o que os discos da unidade Zip e leva para ser transferido para outros computadores facilmente.
"Antepassado"
O zip drive teve como antepassado o Box Bernoulli criado pela Iomega em 1984. A caixa era uma unidade baseada em cartucho que utilizou tecnologia de disco rígido disponível no momento . A Caixa de Bernoulli foi usado para mover arquivos grandes de um computador para outro antes da idade de redes ou outros métodos alternativos tinha chegado. Estas unidades permitido para armazenamento de 5MB até 230MB e se assemelhava a unidades de disco rígido de caixa.
Nem tudo são flores...
O "Clique da Morte "foi um problema comum com Zip Drives ao longo da sua utilização . Por razões desconhecidas Zip Drives iria quebrar , fazendo com que o disco dentro de si para se tornar inútil. Qualquer informação armazenada em um disco zip estaria perdido. Quando um usuário ouviu uma série de cliques, geralmente quando a unidade foi a tentativa de acessar os dados no disco , seria sinalizar o começo do fim para a unidade . Isso pode acontecer em questão de minutos ou semanas , mas seria inevitável. Muitas reclamações e ações judiciais foram movidas contra Iomega por causa dessa falha.

Comentários
Postar um comentário